sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Goiano Geraldinho



 
                                 Goiano Geraldinho



Rilmar José Gomes O Geraldinho era um artista agradável, inteligente e que falava com naturalidade, com modos, entonações, gestos , temas e vocabulário que agradavam em cheio. Agradava pelo humor, pela riqueza de detalhes e interpretação e porque tudo isso, ajuntado à figura de quem interpretava a si mesmo; com a boca desdentada, uns nódulos de tireoide engrossando o pescoço, pele curtida pelo tempo e as intempéries, butinas carcomidas pelo uso e pelo tempo, chapéu, roupas e tudo mais que o compunha. Tudo isso era um retalho vivo de nossas tradições, de um tempo bom em que parávamos para ouvir casos e a arte de contar, de enfeitar, de expressar humor contando fatos corriqueiros e com pequenas doses de exageros, de picardia; era uma arte viva que tinha público e animava as reuniões. Há que ser simples e ter no DNA memórias de um tempo que embora já seja passado, ainda está em nós pelo que nossos ancestrais relatavam, pelos que testemunhamos ou ainda vivenciamos, pelo que andamos lendo em Suassuna, Guimarães Rosa e outros, ou pelo que amealhamos da tradição oral ouvindo pessoas e observando resquícios ainda existentes nas choupanas não de todo destruídas e nos vocabulários e modos ainda persistentes nos derradeiros seres desse tempo. Para o simples e portador desse DNA; a fala do Geraldinho, além de agradável e engraçada; tem um conteúdo rico e impregnado de nossas tradições.


                Clemey Ericson MarquezAlexandre GomesSueli Roque Bernardes e outras 12 pessoas curtiram isso.
           Ver mais 3 comentários
          
José Américo Mamede Barbosa Compartilho dessa admiração. Mais ainda por Esse quem o homenageia, pois me faz lembrar nada menos que um prêmio nóbel de literatura, Herman Hesse, com tamanha capacidade de expressão em tão poucas palavras.
          

Rilmar José Gomes Obrigado, José Américo Mamede Barbosa, pelo comentário. Manifestei-me movido pelo fato de alguém, em uma outra publicação, não minha, ter feito um comentário desairoso em que associava o Geraldinho à falida Caixego desmerecendo o seu valor intrínseco e...Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário