quinta-feira, 23 de julho de 2020

PANDEMIA

PANDEMIA

Era um fim de dia, a luz do sol já não era tanta, não era ainda hora de a noite chegar, mas a brandura da luz do sol já permitia que a gente olhasse para o poente.
Olhando em direção ao horizonte fomos lentamente percebendo algo como se fosse uma discreta nuvem. Talvez de aves, andorinhas possivelmente.;
Só quando o fenômeno se aproximou mais é que notamos pelo silêncio, pelas formas dos que estavam à frente e pela sutileza dos movimentos, que não eram pássaros, nem morcegos, nem gafanhotos.
Impressionavam pela nuvem que formavam sendo capaz de desenhar um arco no horizonte.
Eram brancos, arredondados em sua porção anterior e se disfarçavam no restante dos corpos porque se sobrepunham em várias camadas, eram pequenos e assim se tornavam mais densos como se também obedecessem a alguma lei da nossa física.
Fantasmas, almas sem corpo foi o que lentamente se delineou até ser bastante nítido.
 Por se sobreporem em várias camadas e pela densidade somada, compunham uma nuvem capaz de arrefecer, ainda que levemente, a luminosidade que ainda restava no céu.
Vivíamos tempos de uma pandemia onde as pessoas morriam aos milhares, todos os dias, devido a alguma coisa tão pequena, inodora, invisível, silenciosa e sutil que nos parecia estarmos a mercê de alguma maldição ou castigo de Deus.
Em verdade um vírus somado à interpretação social e psicológica do ser humano.
Outra propriedade da maldição, além de adoecer e matar no mundo todo, era a indiferença que causava nas pessoas ainda não afetadas.
 Atarantada, a humanidade ignorava o mal.
 Quase não se viam os mortos já que morriam nos hospitais e eram sepultados sem contato com as famílias. Apenas se dava por falta de um ou de outro indivíduo e se ficava sabendo que partira.
As almas se desprendiam todos os dias em tal quantidade que, possivelmente, não apenas os hospitais ficavam superlotados, não só os crematórios, não só os cemitérios; mas os caminhos do céu, do purgatório e de qualquer outro destino das almas também se abarrotavam, com certeza.
Daí a profusão de fantasmas que devem ter se reunido em nuvens e perambulavam nos céus do mundo
E chegaram até ali naquele fim de tarde.
Um fantasma ocasional a gente sabia que existia.
Fantasmas em pequenos grupos eram relatados pelos notívagos contumazes e havia até comprovações.
Mas, uma nuvem de pequenos fantasmas surgida no horizonte e postada sobre a cidade, pairando, voejando e alternando posições.
Nunca tínhamos visto.
 Era inacreditável.
Havia muita coisa acontecendo nos mundos. A inversão do campo polar da terra, tempestades solares, mudanças de clima no planeta, ondas eletromagnéticas de toda ordem e cada vez mais, inconsequentemente produzidas, circundando o planeta e perpassando as mentes e os órgãos de todos os seres.  
Crateras imensas nas camadas de proteção do planeta.

O Céu era uma azáfama só. Desde a recepção onde as portas de entrada tiveram que ser abertas totalmente, tal como já acontecera na segunda guerra, tal era o número de almas que chegavam atônitas, confusas, arfantes ainda por terem vindo diretas de respiradores, além das que morreram de outras causas mas somavam-se à multidão das que vinham da pandemia. O sacrossanto pessoal do controle tinha sido triplicado e ainda tinha dificuldade de dar fluência ao grande número de recém-chegados. As instalações tinham que ser ampliadas rapidamente o que levava a improvisações, ao menos num primeiro momento. Tudo ia se resolvendo, mas demandava algum tempo e fazia com que almas e mais almas se mantivessem aqui no planeta terra, de um lado para outro enquanto aguardavam a vez de se erguerem em direção à morada eterna.
Também quem tinha outros destinos precisava que aguardar classificação e existência de vagas.
Tantos acontecimentos coexistiam com a humanidade que, pode ser que por isso, os fantasmas tão numerosos e desorientados puderam se tornar visíveis.
Nem acreditávamos no que víamos e nem é da natureza da mente humana visualizar essa outra dimensão onde as almas habitam.
Começou a crescer um medo em todo mundo.
Começamos a rezar olhando o para cima e apontando o fenômeno.
Com pouco tempo veio o padre local convocando desesperado, o povo para uma procissão de perdão, de livramento, de confissões de culpas, de pedidos a Deus, de sacrifícios. E, os que eram católicos foram se organizando em filas, vindos de todos os lados: das casas, dos bairros distantes, das vendas que iam se fechando, dos bares, da própria rua que estava apinhada de gentes temerosas, mas também curiosas. E foi se formando filas e mais filas numa grande procissão. Trouxeram paramentos às pressas, e andores, e mastros, e turíbulos com incensos e brasas inundando o ar de fumaça e cheiro, e aspersores de água benta, e rosários, e sinetas e até um púlpito portátil para o padre subir e distribuir ordens além de ir iniciando cânticos e rezas apropriadas para o momento e o evento.
Também os pastores conclamaram os seus fiéis e nossa cidade contava com pelo menos três denominações evangélicas.
 Se eram em número menor, o seu fervor soava caloroso, sonoro e cheio de uma fé capaz de remover montanhas, pelo que inspiravam a maior confiança em ser capaz de contribuir para que aquela inusitada nuvem de fantasmas fosse conduzida par perto de Deus e deixasse de nos assombrar,
Depois vieram as rezadeiras também fervorosas e prontas para invocar santos e mais santos em nosso socorro.
Vieram também os espiritualistas.
Vieram pessoas de outros povos com outras crenças e outras religiões.
Foi a maior e mais ecumênica reunião espontânea de credos e de crentes, a mais densa e fervorosa de que se tem notícia até hoje por lá. Todos oravam fervorosamente, e o padre conclamava seus fiéis a buscarem o altíssimo em suas preces e pensamentos.                                                                                            Então puderam ser vistos até com alguns detalhes.

As aparências variavam, mas a característica principal era serem pequenos, brancos e não parecerem querer nos incomodar. Talvez estivessem de passagem.
 Não se sabia.
Orávamos fervorosamente pedindo a Deus que os levasse.
A peste era a origem da profusão de fantasmas errantes que se organizava em bandos imensos, ordenados e sem outra motivação que não fosse aguardar sua vez de serem acolhidos no seu destino final. 
A grande peste era causada por seres mais invisíveis que os fantasmas; mais temíveis; tão infinitamente pequenos que seus campos magnéticos eram indetectáveis. Apenas os grandes laboratórios comprovavam a existência deles e até descreviam a forma, mas o povo não os via.
Para o povo os fantasmas eram mais concretos e, nesse instante podíamos vê-los.
 Porém, os fantasmas, exatamente os fantasmas eram a rubrica da existência da peste. Cada fantasma correspondia à perda de um ente querido.
Muitos da multidão já tinha sofrido uma ou mais perda sentida e lembrada. Vários tinha uma ou mais tristeza dentro de si acompanhada de temores de novas perdas e pela própria vida. No entanto, para a maioria, a peste despertava a curiosidade, era notícia, porém um estranho fenômeno psíquico os levava à negação ou à indiferença.
Aí começou o milagre da emanação em forma de um clarão que se ergueu a partir da multidão que orava e foi se elevando em direção à nuvem.
Na medida que a luminescência se aproximava, os seres que pairavam sobre a cidade foram se organizando numa grande formação circular e, assumindo a forma de um funil invertido, começaram a subir como um torvelinho, como se fosse um redemoinho indo em direção ao infinito. Porém de forma ordenada e de moderada velocidade.
Eram tantos que foi longo o tempo em que foram e foram subindo e indo embora. Caiu a noite e eles continuavam a entrar no torvelinho indo lentamente em direção ao seu destino. Como muitos de nós supunha ter alguém entre eles, desejávamos fervorosamente que o destino fosse os Reinos dos Céus, a eternidade celeste, Deus.
E eles continuavam a ir e ir e pela noite deve ter finalmente ido até o último deles.
Com o cair da noite, a multidão se desfez aos poucos com cada um tomando o rumo de seu lar.
 Na manhã seguinte um sol radiante iluminou o dia e as mentes. Ainda houve comentários, mas predominava uma postura meditativa e uma expressão de esperança e otimismo.
Pode ser que em várias partes do mundo tenha se repetido fenômenos semelhantes pois a pandemia se enfraqueceu, as vacinas chegaram a cada ser humano existente, efeitos manadas também se fizeram sentir; os vírus, de tanto se mutarem acabaram meio inertes e voltando a habitar somente os morcegos chineses.
Durante um longo tempo a humanidade se ocupou trabalhando arduamente, se recompondo, reorganizando, resgatando, repondo conhecimentos, refazendo, limpando, reestruturando o muito que foi destruído mesmo sem bombas.
O emocional demandou mais tempo.
Muita coisa era sem conserto.
Desde então cientistas do mundo inteiro passaram a se empenhar na preservação do ambiente invisível que nos cerca promovendo a limpeza do excesso de ondas e emanações que poluem o espaço atmosférico onde tudo e todos estamos mergulhados.
No entanto percebia-se claramente que os que aqui ficaram estavam tendo mais uma oportunidade.

21/07/2020    - rilmar


4 comentários:

  1. Lindo !! Real !! Reflexivo . Gratidão por falar tão poeticamente de um momento tão difícil da humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela estimulante apreciação. Vem tão de dentro que apenas deixo fluir. Navegue mais pelo blog. Obrigado.

      Excluir
  2. Que texto maravilhoso de esperança e fé no futuro da humanidade.
    Raramente leio coisas assim hoje em dia.
    A alusão as diversas religiões, indicando a tolerância e o respeito a cada credo, bem como a importância de cada um, foi um primor que só mentes mais esclarecidas irão compreender e admirar.
    Obrigado pela mensagem de esperança em tempos tão sombrios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela estimulante apreciação. Apreciadores analíticos de textos assim também são raros. Grande abraço.

      Excluir